A Moda sustentável brasileira em Milão
- Versi
- 28 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2021
Marcas brasileiras ganham dois dias exclusivos na programação do evento que ocorre em setembro

Foto: Libertees coleção 2021
As marcas Natural Cotton Collor, Helena Pontes, Catarina Mina, Rico Bracco, Enéas Neto, Libertees e KF Branding, que trabalham exclusivamente com materiais sustentáveis, serão apresentadas em desfiles presenciais em Milão entre os dias 24 e 25 de setembro durante o Fashion Vibes, um dos muitos eventos do line-up oficial da semana italiana.
Vale lembrar que a marca mineira Libertees gerência sua marca, criações e confecções com 100% de mão-de-obra feminina e carcerária, tendo parte das vendas das roupas estampadas reinvestidas em compra de material e oficina de artes da penitenciária
A iniciativa partiu de Rafael Morais, coordenador do Brasil Eco Fashion Week, um evento que acontece há cinco anos no Brasil e dá espaço à moda sustentável, em parceria com Francisca Vieira, fundadora da Natural Cotton Color. "Em 2019, minha marca foi convidada para a semana de Milão, mas, sozinha, eu não me interessava em participar", conta Vieira.

Ambos concordaram, concluindo ser mais interessante do que levar um único nome a Milão, seria levar um grupo de marcas. "Queríamos apresentar ao mercado europeu também a gama de materiais que temos aqui, como o algodão orgânico que nasce colorido em alguns estados do Nordeste, a seda e poliamida biodegradável", explica Rafael.
Apesar das primeiras negociações para os desfiles em Milão não terem corrido bem, Francisca e Rafael conheceram a Fashion Vibes, produtora de eventos que realiza apresentações durante a semana de moda de Milão e já havia trabalhado com a KF Branding, da estilista Kel Ferey. Os organizadores estavam dispostos a construir com eles o espaço necessário para os desfiles.
"Não queríamos só um projeto de moda, mas que o Brasil fosse a Milão com toda sua cultura. O quarto pilar da sustentabilidade é a cultura, e o que mais vemos hoje em dia na moda é ela indo embora, estilista vindo e se apropriando indevidamente dela", diz Francisca. "A sustentabilidade precisa estar primeiro no coração, depois ir para o cérebro e ser transformada em business."
As apresentações serão transmitidas paralelamente no Brasil, às vésperas da sexta edição do Brasil Eco Fashion Week, que ocorre entre os dias 24 e 30 de setembro em formato híbrido, metade digital, metade presencial, devido às restrições impostas da pandemia.
Fonte: Elle
Comments