Talvez a Moda não tivesse essa fama de glamourosa se não fossem os editoriais e campanhas que apresentam a identidade da marca e suas criações. Cheias de formas, cores, adereços e, principalmente, informações; os editoriais de Moda são os instrumentos mais valiosos dentro do desenvolvimento de marketing de uma marca.
Quem trabalha nesse meio sabe que produzir um editorial de moda não é fácil, exige muito trabalho em equipe e agilidade. Tudo começa com um briefing em que a equipe pensa no tema, quais os conceitos que a coleção deseja passar, tendências, beleza e a partir daí vão à caça da produção de estilo, complementos de styling, locação e equipe.
Tema: A escolha do tema é o item principal na hora de montar um editorial, o tema pode ser filmes, músicas, história, etc. Esta é a hora de soltar a imaginação e a criatividade.
Locação: A locação é o que define se será necessário a contratação de um cenógrafo que, normalmente, são chamados para editoriais em estúdios. Mas nada impede de usar um fundo infinito sem informações. Além disso, é possível escolher uma locação externa, mas você precisa se atentar aos horários para fotografar na melhor luz natural possível (início da manhã ou final da tarde).
Styling: Contrate um stylist se você possui muitas peças, assim ele pode auxiliar fazendo combinações inusitadas que valorizam as peças e acrescentando adereços para enriquecer a produção.
Beleza: Defina referências de beleza que conversem com o tema, mas que não chame mais atenção do que o produto principal. Depois de ter as referências definidas, procure um profissional que já tenha um estilo próximo ao esperado.
Fotógrafo e edição da fotografia: Não escolha um profissional que exagere na hora de editar as fotos. Além disso, é necessário que o fotógrafo participe das reuniões de direção de arte e receba a definição da quantidade de fotos finais para orçar o projeto.
Profissionais envolvidos
Coordenador de Marketing: É ele o responsável por trazer as características do veículo para o editorial de moda, ver se o tema está adequado com as mídias em que a campanha será exibida.
Produtor Executivo: Quem vai definir o tempo gasto durante o dia de trabalho, enviar o cronograma de horários para todos, administrar o catering (lanche) e puxar a orelha quando necessário.
Stylist: Profissional que da vida ao editorial, fazendo uma produção de adereços para acompanhar a montagem dos looks.
Fotógrafo: Cada fotógrafo tem um estilo de imagem ou edição que gosta.
Beauty Artist: Quem chega mais cedo e se mantém durante todo o tempo para fazer a maquiagem e cabelo dos modelos.
Modelos: O casting é feito a partir da cara que a marca quer representando sua campanha, normalmente são escolhidos com intermediário das agências.
Videomaker: Responsável por fazer o fashionfilm da campanha, se necessário for. Os vídeos são importantes para mostrar o movimento e definir com mais propriedade o conceito da campanha.
Na dúvida, entre em contato com outros profissionais da área para coletar boas indicações de profissionais ou para participar de uma campanha e aprender ao vivo!
Comments