top of page

Fotografia de Moda: história e carreira

Atualizado: 28 de dez. de 2021


Você já ouviu falar nos termos lookbook, editorial, shooting; mas conhece a diferença entre eles? Ambos os projetos são conduzidos pelo Fotógrafo de Moda. A história da fotografia de moda está totalmente ligada às revistas de moda e a evolução das duas percorreram trajetos bem parecidos.


Em meados de 1900 foram criadas as primeiras fotografias de moda, até então as revistas e catálogos utilizavam de ilustrações manuais sem grandes produções. O pioneiro Barão Adolf de Meyer, fotógrafo francês conhecido por seus retratos de celebridades do começo do século XX, fez sua primeira foto de moda para a Vogue norte-americana em 1913.


Em 1932 é publicada a primeira fotografia de moda colorida, também na Vogue norte-americana, fotografada por Edward Steichen. Steichen foi "desafiado" por Lucien Vogel, editor do Jardin des Modes e La Gazette du Bon Ton para promover a moda como uma arte pelo uso da fotografia. Steichen tirou fotos de vestidos desenhados pelo costureiro Paul Poiret que foram publicadas na edição de abril de 1911 na revista Art et Décoration. De acordo com Jesse Alexander, essa é "... agora considerada a primeira sessão de fotos moderna. Ou seja, fotografar as peças de vestuário de modo a transmitir uma sensação de sua qualidade física, bem como o seu aspecto formal, em oposição à simplesmente ilustrar o objeto".


Para falar sobre o nicho da fotografia de moda, convidamos a fotógrafa e professora Bruna Finelli para contar sobre sua carreira e os desafios da profissão. Bruna é formada em Artes Plásticas pela UEMG - Escola Guignard e Direção de Fotografia para Cinema pela AIC - Academia Internacional de Cinema, além de ser Mestre em Estudo Culturais Contemporâneos pela Universidade FUMEC.


Bruna, como a fotografia chegou até você?

A fotografia chegou até mim através de um estágio que fiz enquanto estudava Artes na Guignard e Artes Gráficas na UFMG. Comecei um estagio na Nitro (agência de imagens para tratamento de fotos no photoshop) e comecei a me apaixonar pela fotografia. A partir daí comprei uma câmera semi profissional e os fotógrafos da Nitro me deram várias oportunidades na área.


Foto: Bruna Finelli


Em qual momento você decidiu seguir carreira?

Decidi seguir carreira quando estava me dando bem com as câmeras e minhas fotos foram elogiadas pelo pessoal da agência Nitro. Tiberio França, fotógrafo e professor na escola Guignard, também me incentivou muito a seguir a área. Foi com ele que me formei, inclusive.


Quais foram seus maiores desafios na área?

Por ser mulher, o maior desafio foi tentar arrumar estágios e assistências na área. Geralmente fotógrafos de moda e publicidade não confiam em mulheres para serem assistentes pelo fato de não conseguir carregar muito peso. Por sorte, consegui ser assistente na Mineral Image e lá me transformei em fotógrafa do estúdio.


Qual a diferença da fotografia Fashion?

A fotografia fashion, perante as demais fotografias, exige um briefing muito mais complexo do que outros tipos de fotografia. É preciso que, além do fotografo, exista uma equipe de direção de arte, maquiagem, modelos e produção de moda. A fotografia fashion é um tipo de fotografia publicitaria, porém com mais complexidade e mais glamour.

Foto: Acervo Bruna Finelli


Como você se prepara para fotografias em estúdio e fotografias externas?

Para me preparar para as fotos, tanto em estúdio quanto externas, eu sempre faço uma pesquisa de luz. A luz é fundamental para a fotografia, sem luz não há foto. Digo isso muito para os meus alunos: "antes de fazerem fotos, pesquisem, pesquisem e pesquisem referências de iluminação."


Quais as suas maiores referências dentro da fotografia Fashion?

Dentro da fotografia fashion, gosto muito de Tim Walker, Annie Leibovitz, Richard Avedon. Nacionais, Bob Wolfesson, Isabel Garcia, além da Luiza Ananias e Julia Lego, mineiras da geração mais recente.

Foto: Acervo Bruna Finelli


Quais conselhos você dá para quem está querendo dar os primeiros passos na profissão?

Para dar o primeiro passo na profissão de fotografia, especificamente na fotografia de moda, é apenas começar. Pegue os amigos, estudo bastante sobre iluminação, observe o por do sol, observe as luzes do dia, observe as luzes de abajures e luminárias e teste. Explore ângulos, pegue referências que goste e as copie para estudar luz, ângulo, composição. Ser persistente. Ah, ser assistente também é bom! hahah aprendemos muito trabalhando para fotógrafos experientes. Não desistir e ter coragem sempre. A fotografia, principalmente a fotografia fashion, mudou muito. Antigamente, era sinônimo de uma boa fotografia, ter estúdios com luzes caras, refletores e acessórios de primeira linha. Hoje em dia, com a evolução tecnológica, o sinônimo de uma boa fotografia é ter criatividade e referências.


Para acompanhar o trabalho da Bruna Finelli, clique aqui e siga seu instagram!

68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page