top of page

Minas Lança Novos Criadores é o cartão postal da Moda mineira


Quando falamos sobre a Moda brasileira, qual é a primeira resposta que lhe vem à cabeça? Comumente lembramos dos desfiles nacionais de grandes designers, nas grandes capitais de consumo e referência estética, mas quase nunca lembramos dos polos de matérias primas que possibilitam a criação das coleções de grandes marcas.


Minas Gerais é hoje considerada um polo de Moda devido a visibilidade concedida por grandes estilistas como Ronaldo Fraga, Renato Loureiro e Victor Dzenk, assim como os trabalhos manuais realizados tradicionalmente pelos mineiros e pela expansão do mercado de tecidos e aviamentos presentes na região.


Os belorizontinos respiram e consomem moda, mas a grande maioria não mensura a importância desse setor na economia da capital. A cidade tem não só a capacidade de abraçar o mercado fashion, mas também a de preparar profissionais para o mesmo nas universidades bem conceituadas como a Universidade FUMEC, UNA, SENAI Modatec, Estácio de Sá e UFMG, que oferecem cursos de Design de Moda.


Quem teve a sensibilidade de enxergar na cidade um investimento para o setor foi a produtora Josane Aparecida Vassalo Costa, mas conhecida como Zoca Vassalo. Zoca é a criadora do evento Minas Lança Novos Criadores, o maior concurso de moda de Minas Gerais.


Zoca é natural de Corinto (MG), mas mudou-se para Belo Horizonte quando tinha apenas um ano de idade. Formada em Relações Públicas, Zoca trabalhou na Rádio Cidade, na produtora Quilombo (idealizada por Milton Nascimento na capital mineira), na Rádio Extra da Itatiaia, entre outras.


À procura de um novo espaço profissional para se aventurar, Zoca passou a trabalhar, entre amigos, em uma agência de produtos. Foi com sua experência no lançamento de produtos que seu caminho se estreitou para o mercado de moda.


“Minha relação com a Moda começou por um acaso. Uma amiga da época de faculdade tinha acabado de voltar de Paris – onde foi cursar Moda – e, na época, Belo Horizonte era a segunda maior consumidora da marca Zoomp no país. Por essa razão, a marca realizou um lançamento na cidade e pudemos comparecer ao evento pelos convites arranjados por ela. Durante o almoço, Ronaldo Fraga se sentou ao meu lado e perguntou se eu trabalhava com moda e respondi que mal sabia pregar um botão, ele então me respondeu que para trabalhar com moda não era necessário saber costurar”.


Ronaldo Fraga foi quem ofereceu o cargo de Produtora de Moda para Zoca em seu desfile realizado no aeroporto de Carlos Prates, a primeira experiência dela em um backstage (como relata). Na ocasião, suas funções contavam com a realização de casting, organização do espaço do evento, styling, entre outras.


Minas Lança Novos Criadores


Como surgiu a ideia de iniciar um evento para Novos Criadores de Design de Moda?

Fui apresentada para a Gerente de Marketing do Minas Shopping porque ela veio de Salvador (BA) com uma ideia de criar uma loja que tivesse 100% de sua renda revertida para o GAPA (Grupo de Apoio e Prevenção à Aids). Inicialmente criamos a loja Sempre Vida com peças antigas cedidas pelas grandes marcas mineiras, mas sugeri que acrescentássemos um concurso ao evento baseado na Casa de Criadores que já existia em São Paulo (SP). Tivemos 16 inscritos na primeira edição, precisei bater de porta em porta dos designers de Belo Horizonte para que escolhessem 10 finalistas e três looks por candidato, que eram desfilados no dia do evento até a decisão do ganhador final.


Quantas edições do evento já foram realizadas desde então?

Realizamos 19 edições consecutivas, interrompemos a última devido à pandemia mas pretendemos retomar no próximo ano.


Quais são os processos de inscrição para o evento?

Para participar é necessário que o designer seja amador, apresente seis croquis com a ficha técnica respectiva a cada look e um release sobre a coleção que segue sempre uma temática definida pela produção. São convidados jurados para avaliar os participantes e selecionar apenas dez finalistas, tivemos 175 inscritos na última edição e o processo levou em torno de quatro à cinco horas. São escolhidos três looks por participante para serem desfilados no dia do evento. No que diz respeito à beleza, casting e trilha sonora, tudo é feito por mim.

Quem compõe a mesa de jurados?

Sempre conto na escolha do júri com professores da área de moda, jornalistas da área de moda, empresários do segmento e um membro com uma outra profissão no intuito de ter um novo olhar sobre as peças, como por exemplo um estudante de medicina.


O evento é uma porta para os novos designers que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho fashion?

Se formar no curso de Design de Moda e entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Como o concurso ganhou grande repercussão, passou a ser uma vitrine para os empresários e setores de estilo. Muitos finalistas foram chamados para trabalhar com estilistas profissionais e confecções após o evento.





65 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page