top of page

Moda verão 2023 busca inspiração no movimento hippie dos anos 70

A atmosfera descontraída e provocativa da era hippie marca as tendências que estarão nas praias e piscinas brasileiras em 2023.

Foto: Reprodução coleção primavera-verão Cia. Marítima 2023.


A cada nova temporada, como uma onda no mar que vai e vem, a moda vasculha o baú de referências do passado. Para o verão 2023, a expressão de colorido desbunde dos anos 1970 — que no Brasil era um grito contra a ditadura — dará a tônica em praias e piscinas. Fique de olho: são estamparias inspiradas na cultura indiana e valorização de tudo o que pode ser costurado à mão. Com releitura hippie, os modelos trazem detalhes com fivelas e os divertidos maiôs peek-a-­boo, também chamados de “engana-mamãe”, que revelam a silhueta e escondem o umbigo.

Foto: Reprodução coleção primavera-verão FARM Rio 2023.


Outro ícone redescoberto é o crochê que, em 2023, aparece em biquínis, saídas de praia, bolsas e chapéus. As calças, perfeitas para deixar a areia e esticar até o restaurante, chegam na modelagem mais famosa daquela época: a boca de sino, com uma releitura no modelo flare. Estão ainda de volta as padronagens com listras multicoloridas e as estampas florais, atreladas à pegada zen de espelhinhos bordados.

Foto: Reprodução coleção primavera-verão Renner 2023.


Coincidiu de a nostalgia ser fonte de inspiração para o primeiro verão pós-coronavírus, embora a pandemia ainda não tenha acabado oficialmente e seja uma sombra de preocupação emoldurada pelas máscaras. Nas praias, ambiente valorizado pelo contato com a natureza, naqueles loucos anos 70 a pele estava à mostra com tangas minúsculas e peças recortadas estrategicamente para exibir porções do corpo. É o que volta com força, a roupa como manifesto debaixo do sol e do sal. “É uma tentativa de traduzir vontade e desejos”, diz o estilista Amir Slama, referência em moda praia.


Fonte: Revista Veja, reprodução.

151 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page