O atual cenário de moda sustentável está em crescimento no Brasil, um público engajado está se formando e criando um movimento lindo. Fomos conhecer de perto a marca Áurea Lúcia Slow Fashion, que fez parte da nossa pesquisa e foi uma das pioneiras neste movimento de moda ética.
Foi em 2005 que a marca mineira de moda sustentável Áurea Lúcia Slow Fashion – que tem o nome e o lifestyle da sua diretora criativa – lançou sua primeira coleção chamada “Entre Nós Mesmos”.
Reunindo a memória afetiva que temos por nossas roupas e os processos de design e de produção ecoeficientes, a coleção foi toda construída a partir de tecidos 100% algodão, em shapes amplos e confortáveis, artesanalmente tingidos com corantes e fixadores naturais. O upcycling pode ser visto em vários modelos, através da transformação de insumos – doados por uma empresa do setor – em bordados aplicados sobre as peças.
De lá para cá, o mercado da moda sustentável, o interesse e a valorização do consumidor por este segmento vem crescendo em escala global. Nesse sentido, a marca mineira de slow fashion segue caminhando e se ajustando neste período de transição, pelo qual toda a cadeia da moda vem passando. Atuando hoje como um negócio social, a empresa está alinhada aos princípios do slow fashion e da economia circular e aposta na circularidade já na concepção das peças, ou seja, a designer propõe coleções atemporais, com maior durabilidade.
“Vestidos da nossa primeira coleção ainda hoje são os mais procurados por cantoras e atrizes para suas performances e lançamentos”, comenta a designer.
O mix de produtos da marca é composto por 3 linhas: alfaiataria, resort e básico. Toda a produção é realizada por mulheres, sendo que 8 delas já estão na terceira idade e são impactadas positivamente através de trabalhos manuais, remunerados, em suas casas com o suporte da empresa e da participação em atividades de bem estar.
Neste post, apresentamos a coleção mais recente da Áurea Lúcia Slow Fashion: “Flores do meu Jardim”. Roupas suaves feitas, feitas para encantar.
Como tudo na Natureza, as flores tem sua hora para desabrochar e nos encantar com suas formas e cores. E são elas que utilizamos sustentavelmente sob a seda e o linho nesta coleção, em processos de tingimento e estamparia artesanais e livres de produtos químicos.
Cores e formas florais são impressas sob os tecidos que recebem também, bordados singulares de flores pelas mãos habilidosas de senhoras grisalhas.
Conheça a coleção “Flores do meu Jardim”:
Conheça Áurea Lúcia CEO e Diretora Criativa do negócio social Áurea Lúcia Slow Fashion.
Pós Graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem pela PUC MG;
Graduada em Design de Moda pela Universidade Fumec;
Especialista em Estilismo e Modelagem do Vestuário pela UFMG.
“O desenho e algumas habilidades artesanais que herdei foram meu passaporte para o universo da moda. Criada com os pés no chão entre plantas e tecidos, meu caminho natural neste universo sempre foi o slow fashion, e isto está registrado nos processos e em cada detalhe da detalhe da minha primeira coleção. Em 2005, tendo como tema a nossa relação afetiva com as roupas a coleção atemporal “Entre Nós Mesmos” trouxer modelagens confortáveis, tecidos 100 % algodão tingidos artesanalmente com corantes naturais, bordados manuais aplicados sobre resíduos têxteis e a reutilização de insumos descartados por empresas do setor”.
Comments