Com o passar dos anos podemos perceber a evolução social por meio de várias linguagens e movimentos. Desde o auge da globalização as mudanças que ocorrem em uma sociedade começaram a refletir no mundo inteiro de forma intensa e instantânea. Mesmo com muitas interferências de distintas culturas, línguas e comportamentos entre os povos, a humanidade encontrou uma ferramenta incrível para se comunicar com rápida captação e compreensão: a moda e sua linguagem visual. Logo, a distinção de gênero, tão discutida nos últimos anos, não poderia ficar de fora dessa forma eficaz de ser comunicar não é mesmo?
Já sabemos que não é de hoje que os homens vêm se permitindo criar um interesse maior em todo assunto que se relacione com a vaidade e o autocuidado... E isso é ótimo! Tem sensação melhor do que apreciar a autoestima de alguém que se cuida e tem confiança para se expressar? Nesta matéria vamos trazer as tendências que estão em alta na moda masculina, para incentivar que vocês (homens) experimentem mais possibilidades de linguagens visuais na hora de se vestir.
Blazers Transpassados
Saimos das modelagens de alfaiataria mais secas e tradicionais – com apenas 3 ou 2 botões – e aderimos então aos modelos mais modernos, desta vez com transpasse no fechamento, vez ou outra até mais acenturados e finalizados com 4 ou 6 botões.
Desta vez a peça em alfaiataria chega também em releituras mais confortáveis e feitas em tecidos um pouco mais maleáveis – o que parece mais um sonho para nós brasileiros que vivemos em um pais tropical. Nesta estação as calças de alfaiataria também surgem mais secas, com modelagem reta e amplitude mediana (nem oversize e nem skinny). O cós passa a ser mais alto, valorizando a cintura masculina – assim como nos anos 70/80 – e possibilitando uma interação maior com outras peças que compõem um look.
Fotos: Desfile Saint Laurent FW 24 - três primeiras imagens/ Reprodução - três últimas imagens
Jaquetas + Pelos
Jaquetas masculinas com acabamento de gola feito em diversos tipos de pelos ganham espaço nas produções e desta vez com uso constante e assumido de pelos sintéticos, afinal as discussões ambientais transformaram estas escolhas produtivas em tendência e a tecnologia permite uma reprodução dos pelos naturais com bons resultados estéticos e de toque. As opções variam entre modelagens retas à bombe e os tecidos variam entre jeans e couro, o importante mesmo é usar e abusar dos pelos!
Fotos: Desfile Sean Suen FW 24 - primeira imagem / Reprodução - demais imagens
Tricots Vintage - "Estilo Vovô"
Cardigan, coletes, pull over... tudo em tricot! Seja liso, xadrez ou formando outros elementos geométricos, o tricot nunca foi tão desejado. Outra tendência que vem de mãos dadas com ele é a do "estilo vovô", mas não de um jeito careta como soa o nome, o estilo vem acompanhado por uma estética que remete um pouco o lifestyle do geek (nerd) da atualidade. As peças mais joviais são mescladas com as vintages, propondo uma mistura interessante entre os dois estilos. Uma característica forte que podemos perceber neste movimento de estilo é o uso dos sapatos clogs de camurça, em muitas vezes usados também com meia fazem uma contraponto de estilo bem divertido.
Fotos: Desfile Amiri FW 24 - quatro primeiras imagens / Reprodução - demais imagens
Total Jeans
Looks combinados em jeans da mesma lavagem são uma ótima opção para quem gosta de um armário atemporal. O jeans volta com presença em todos os elementos de vestuário que puder imaginar! Nas roupas ele vai além das calças casuais e das jaquetas, encontra espaço nas peças em cortes de alfaiataria, como ternos e também em tshirts e camisaria mais elaboradas.
Uma dica para um guarda roupa compacto e versátil é apostar nos jeans em tons um pouco mais escuros, alcançando a sofisticação e um ar de maturidade, ao mesmo tempo propondo ótimo contraste quando misturados com peças básicas de outros tecidos como tricot, linho e malha.
Fotos: Desfile Valentino FW 24 - primeira imagem / Reprodução - demais imagens
Moda masculina nada neutra!
As cores apareceram com muita força na última semana de tendências de moda masculina. O azul cobalto – presente nos desfiles de Valentino e Balmain – é um ótimo exemplo de que a tendência de cores intensas e dispostas em color block (bloco de cores) veio com tudo. Nada de se acomodar nos tons neutros, a moda agora é se desafiar nas possibilidades que as cores podem trazer para seu guarda roupa e para seus looks.
Fotos: Desfile Valentino FW 24 - primeira imagem / Desfile Balmain FW 24 - demais fotos
Em contraponto às cores intensas, o verdemilitar também volta como forte tendência. Não por engano, afinal é uma cor sofisticada que, assim como o azul marinho, permite diversas combinações com outra cores sem uma quebra e contraste gritande como acontece quando mesclamos, por exemplo, o preto ou o branco com cores intensas.
Gravatas como Acessório Casual
As gravatas deixaram de ser um elemento de vestimenta apenas social e entram nos looks casuais masculinos, assim como vieram com tudo no guarda roupa feminino. Gravata com jeans, gravata com couro, gravata com bermuda ou até mesmo sobre sueters em tricot.
Fotos: Reprodução
Bota de Cano Alto
As botas ganham outras possibilidades nesta nova temporada e no guarda roupas dos homens. Acompanhadas de uma onda de tendência que navega um poouco na estética country e da inversão de significados (assim como foi com a gravata), as botas chegam em proposta resignificada para os homens: modelos com o cano mais alto. Podem ser usadas com peças amplas por cima ou assumindo o comprimento do cano. Quando usadas com bermudas de alfaiataria e combinadas com meias aparente trazem modernidade e remetem ao estilo streetwear.
Fotos: Desfile 44 Label Group FW 24 - primeira imagem / Reprodução - demais imagens
Você deve estar se perguntando: Mas será que as pessoas realmente vão aderir a essas tendências?
Ao trazer o tema "tendências para tal estação" na verdade não se trata de uma condição imposta, não acreditamos que este processo seja tão definido e imediato quanto soa na chamada. Tudo se trata de um direcionamento e de um processo! Primeiro a ideia é inserida, começa a ampliar, grandes marcas começam a propagar, artistas e influncers começam a aderir e com o tempo a tendência vai sendo ajustada conforme as necessidades e realidades de cada sociedade, país, cultura e economia. Só depois deste processo é possível entender um concenso e replicá-lo de forma comercial, percebendo então a adesão das pessoas à nova tendência diante ao ato de consumo.
Acho que agora já está pensando em formas de ajustar essas tendências ao seu dia a dia e dentro do seu gosto por aí né? :)
Fontes: FFW / Vogue Brasil / Fashion Network / Pinterest
Comments