top of page

Glossário Têxtil: G, H e I


Sabemos que ainda existe uma dificuldade muito grande na identificação dos tecidos e suas aplicações, conhecer sua origem e suas principais características é fundamental para fazer a escolha certa. Por isso, decidimos compartilhar o nosso Glossário Têxtil.


Acompanhe as atualizações do Glossário no nosso site por e-mail ou instagram.

G


GABARDINE: Tecido de algodão ou lã puro ou com poliéster, ligamento sarja 2X1 ou 2X2, produz um efeito diagonal acentuado. Originário da Espanha, significa "proteção climática".

GAUFRÊ: Tecido calandrado a quente com cilindros cravados para obter efeitos de relevos.


GAZE INGLESA: Tecido aberto, produzido com ligamento panamá, imitando a estrutura de um cesto.


GAZE: Tecido bem leve e aberto de algodão cardado, com armação tela, usado atualmente em bandagens, ataduras e outros fins hospitalares. Também conhecido como Bandagem.


GINGHAN: Tecido listrado ou xadrez em algodão, lã ou fibras químicas. Originário da Malasia significa "tecido de algodão das Índias Orientais".


GIRO INGLÊS: Imitação da Gaze inglesa. Tecido leve e transparente que não esgarça, com estrutura aberta amarrada por fios de urdume que se cruzam como malhas. Conhecido também como Leno, é originário de Laon, França.


GLACÊ: Tecido de seda que tem, no manuseio, um barulho semelhante a papel amassado.


GOBELIN: Tecido com desenho Jacquard onde os fios de urdume deixam aparecer a trama mais clara ou mais escura provocando um efeito glacê. É um estilo de tecido muito usado em decoração, rico em detalhes e cores. Originário da França, era produzido pelos artesãos reais chamados Gobelins.


GORGURÃO: Tecido encorpado de algodão, viscose, seda e outros fios mistos, apresentam um efeito canelado geralmente no sentido da trama, muito usado para calças e estofamento.

GRANITÊ: Tecido com aspecto de crepe ou granito, produzido com os mais variados tipos de fibras, obtido por ligamento especifico pela utilização de fios com elevada torção ou por ambos. Também conhecido como Musse.


GUIPIRE: Tecido imitando renda fina feita à mão.


GRISETTE: Tecido rústico de lã, fechado e pesado.

H


HELANCA: Tecido elástico para calças e bermudas, produzido com fio de poliamida texturizado por falsa torção, geralmente colocado na trama. Nome derivado de marca registrada do fio texturizado.


HONEYCOMB: Veja Vinho de Abelha.


I


INDIGO BLUE: Nome do tecido utilizado universalmente para calças jeans. O nome índigo é uma alusão à planta indiana chamada Indigus a qual continha em sua raiz um corante de coloração natural azul e na época servia de base para tingimentos nas tribos. Hoje o índigo se define como corante para calças jeans em tons de azul.



INTERLOCK: Estrutura de malha que, devido ao seu entrelaçamento, proporciona ótimo caimento, toque mais firme e agradável.


IKATE: Tecido em que os fios de urdume são estampados antes de tecerem, produzindo um desenho quando se entrelaçam com a trama no tear.


158 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page