É comum que o avanço das tecnologias permita que cada vez apareçam mais tipos de tecidos que podemos usar nas roupas e também nos itens de cama. Um dos tecidos recentes que tem sido usado para essa finalidade é o tecido fibra de bambu.
Embora seja usado para materiais como fronhas, lençóis e duvets, muitas pessoas ainda não conhecem a origem dessa fibra e as vantagens de optar por esse tipo de tecido para esses artigos. Pensando nisso, criamos um artigo para falar mais sobre o tecido fibra de bambu.
Em primeiro lugar, o tecido de fibra de bambu nada mais é do que uma fibra artificial feita da celulose, a partir da fibra do bambu. O bambu é uma planta que tem sido usada para diversos fins ao longo dos séculos, desde instrumentos musicais como flautas e harpas até mesmo na construção civil. Trata-se de uma planta que é capaz de resistir a diversos climas – desde os mais secos aos mais úmidos -, estando presente em diferentes partes do mundo.
O uso dessa fibra para tecido, contudo, é mais recente, tendo começado no início do século 21 e é considerada sintética, pois passa por processos químicos para ser transformada em fios têxteis. Devido o tamanho da fibra de bambu ser menor do que o necessário para o processo de fiação, a fibra de bambu pura não serve para a tecelagem. Enquanto ela tem de 2 a 6 mm de comprimento, um fio necessita de, no mínimo, 30 mm.
Sendo assim, o bambu precisa ser sempre misturado a outras fibras, naturais ou sintéticas. Entre elas, podemos citar opções como:
Algodão ou linho (opções naturais);
Viscose (artificial);
Poliéster (sintética e mais quente);
Toque extremamente macio
Em primeiro lugar, o tecido fibra de bambu se destaca por ter um toque extremamente aveludado, o que aumenta sua maciez e, ao mesmo tempo, o torna parecido com a seda. Essas características fazem com que ele seja ideal para roupas de cama, afinal, dormir em uma cama macia faz toda a diferença.
Possui capacidade termorreguladora
Outro benefício do tecido de bambu é que ele oferece uma estrutura porosa, o que favorece a evaporação da umidade. Dessa forma, a pele em contato com o tecido vai respirar melhor, principalmente se conter também o algodão na composição.
Tem propriedades antialérgicas
A terceira vantagem de usar tecidos à base de fibra de bambu é que eles podem oferecer propriedades antialérgicas e anti bactericidas. Isso se dá pelo fato do bambu ter a capacidade de ser um anti bactericida natural. A fibra contém um agente, o “Kun Bambu”, que impede que as bactérias se cultivem na fibra. Para quem dorme perto desse tecido, ele torna mais fácil afastar os agentes que possam ser causadores de alergias e problemas respiratórios!
Facilidade nos cuidados com o material
Outro ponto a favor de peças feitas com tecido fibra de bambu é que elas são muito práticas de cuidar, sem ter muito mistério na hora de lavar. É possível colocar o lençol de fibra bambu na secadora e levá-lo direto para a cama, sem passar a ferro.
Reduz problemas de frizz no cabelo
O tecido de fibra de bambu, mais especificamente para o caso das fronhas, é um excelente aliado contra o frizz no cabelo, facilitando o movimento dos fios na peça e, assim, reduzindo o atrito que promove esse aspecto indesejado.
Foto: Produtos Artelassê
Um dos melhores lugares que você vai encontrar roupas de cama com tecido fibra de bambu é na Artelassê.
A Artelassê traz para sua casa uma experiência única de conforto criada a partir da fibra de bambu, sendo um material hipoalergênico, antibacteriano, respirável e com toque ultra macio.
Comments