top of page

Entrevista CEDRO Jeanswear: Arquitetura da Moda (Parte 3)

Já vimos anteriormente que é o Jeans quem dita as ordens dentro da lavanderia.


E hoje, na última etapa da entrevista, iremos falar sobre a importância da morfologia das peças, como cada Jeans conta uma história e como alguns processos podem alterá-la ou conferir um aspecto de desgaste natural do tempo.


Além disso, iremos falar sobre alguns processos de lavagem que se tornaram tendência no mundo Jeans.


Confira as outras partes da entrevista:


Hanny Duchini: Quando a gente fala de Jeans, a morfologia é tudo. Principalmente quando a gente tá falando do jeans vintage.


Esse jeans que simula e que carregou sua história, passou por várias coisas com você.

Então esses desgastes feitos em lavanderia tem que estar em lugares que justifiquem, por exemplo, a sua barra arrasta no chão na medida que você caminha. Então é natural ter um desgaste ali, mas não é natural ter um desgaste na panturrilha, não tem nenhuma atividade que você faz no seu dia a dia que justifique esse tipo de desgaste.


Os cortes estiletados sempre na altura do joelho, que são as articulações onde você faz os movimentos, onde você caiu um dia.

Não faz sentido ter um estiletado no meio da canela, pode acontecer mas não vai ficar tão legal.


Um esmerilhado na barra do bolso que é onde você sempre coloca a mão, onde você tira a chave, coloca a carteira. Então é sempre para simular esse desgaste natural, essa história que você viveu. Então quando você não segue a morfologia e faz esses efeitos em partes estranhas, você vai perceber que a calça não está vestindo do melhor jeito. Ela vai causar um estranhamento porque não respeitou a história daquele corpo.


ENTREVISTADORA

Agora vamos aprender como alguns processos podem alterar a morfologia das peças ou conferir a elas um aspecto de desgaste natural do tempo.

Um dos processos é a desengomagem.


A desengomagem atua na retirada da goma, um produto que está presente nos fios do tecido. Esse processo acaba deixando a peça mais macia e menos rígida.

Isso permite que os produtos futuramente aplicados penetrem melhor nas fibras.

É uma técnica feita através da máquina de enzima alfa-amilase, que deve ser realizada a frio e com a peça do avesso para preservar o brilho.



- Resfriamento:

Este é um processo em que se colocam as peças no secador, com o vapor desligado para que elas recuperem a umidade perdida na secagem.

Aqui também se coloca uma mistura de silicone para melhorar ainda mais o toque do tecido e a maciez. Mas muito cuidado com o excesso de silicone, ele pode causar o esgarçamento das peças.


- Marmorizado:

Como o próprio nome sugere, esse é um processo que gera um efeito visual similar à pedra de mármore, a técnica exige uma dissolução de cloro e água, misturados com pó abrasivo e tampinhas de garrafa pet que podem ser substituídas por rolhas de vinho ou pedaços de mangueira.


Aqui também entram o amaciado e o sujinho, processos que já falamos em outro vídeo, mas você pode assistir clicando aqui.

Entre os processos de lavagem que se tornaram tendência, duas técnicas se destacam: a ‘No Wash’ e a ‘Sky Bleach’.


Conheça um pouco mais sobre elas:


Warley Gonçalves: Hoje a lavanderia está muito preocupada com a questão ecológica então tem aquela preocupação em fazer processos de lavagem mais ecológicos que não utilizem tanta água, que não degradem tanto o meio ambiente.

O Sky bleach é um tipo de clareamento que está sendo muito utilizado, que proporciona uma marcação de costura mais evidente e é um ataque mais superficial. O cloro não tem tanto contato com o tecido como em um clareamento convencional.


ENTREVISTADORA

Alinhada às novas discussões sobre responsabilidade sustentável, o No Wash é um tipo de lavagem em que o objetivo é manter o aspecto bruto do tecido, diminuindo o uso de água e os processos pelos quais o tecido é submetido.


As peças que passam por esse processo são chamadas de 'Ground Jeans.'

Atualmente o efeito que tende a crescer cada dia mais é o 'Sky Bleach'.

O processo é conhecido por sua versatilidade e capacidade de chegar mais a fundo com reservas, sem a necessidade de estonar a peça por muito tempo.


O processo é feito através de panos, sacos de ráfia, cordas e outros materiais que são mergulhados em uma solução de cloro e água ou permanganato e água. Para absorvê-la e depois entrar em contato direto com as peças em uma máquina.


O ideal é que o Sky Bleach seja feito em uma máquina frontal, isso torna o processo mais fácil.


O contato desse material com o tecido irá causar pontos de clareamento, preservando onde os tecidos ou material escolhido tiver menos contato.


Por ser um ataque superficial, dependendo da sua concentração, menos danos serão causados à fibra de elastano do que um clareamento convencional.


Gostou da série? Te ajudamos a entender mais sobre o universo do Jeans?

Para conhecer mais sobre a CEDRO acesse o site, inscreva-se no Canal do Youtube e fique por dentro de todas as novidades.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page